O Santa Maria Manuela realiza viagens ambientalmente responsáveis que incluem visitas a várias ilhas e a prática da arte de velejar, além de expedições de mergulho e experiências de formação de navegação à vela. Não é necessária experiência prévia, sendo que os visitantes estão convidados a participar em todos os aspetos da navegação sob a orientação cuidadosa da nossa tripulação profissional.
Em 2022, o Santa Maria Manuela foi alvo de uma renovação completa a nível de conforto que, abaixo do convés, faz deste navio um dos veleiros mais modernos e confortáveis do mundo, enquanto complementa o legado único do navio.
O leme fica na ré da ponte, o centro nevrálgico do Santa Maria Manuela, permitindo ao capitão dar instruções direcionais ao timoneiro (condutor). Daqui o leme também tem uma visão clara de todo o convés e das velas, e dá para controlar os marinheiros à medida que estes orientam as velas para a melhor velocidade.
Os visitantes são convidados a assumir o leme de dia ou noite. É uma sensação incrível estar no comando desta escuna dos anos 30 com 4 mastros, enquanto ela navega através das ondas. Este é também um lugar popular para os convidados socializarem com um copo de vinho na mão enquanto o sol se põe.
A ponte é o centro nevrálgico do Santa Maria Manuela e está localizada junto ao leme, permitindo ao capitão dar instruções direcionais ao timoneiro (condutor). Daqui o comandante obtém também uma visão clara sobre todo o convés e velas. O SMM está equipado com sistemas modernos de navegação e comunicação, mas somos obrigados a transportar também cartas naúticas de papel, nas quais os oficiais traçam o nosso percurso. Os convidados são sempre bem-vindos na ponte e não há nada que os nossos oficiais gostem mais do que dar instruções de navegação, dar indicações sobre a previsão do tempo ou explicar como utilizar um sextante.
Foi nestes barcos de madeira que os pescadores passavam doze horas ao frio, muitas vezes perdidos no nevoeiro que cobria as águas geladas da Terra Nova e da Gronelândia. Os doris foram numerados e sorteados pelos pescadores no início de cada campanha. Os mais supersticiosos recusaram alguns números como sendo de azar. Os marinheiros pescaram a várias de distância milhas do navio, levando apenas um pedaço de bacalhau e pão para comer. A pesca era feita à linha com centenas de metros de comprimento, carregados com anzóis e isco. Quanto mais bacalhau capturavam, maior era o lucro para o pescador. A competição era feroz e envolvia riscos. Não era raro os doris virados afundarem-se, levando a sua captura e o seu ocupante para uma sepultura gelada.
O convés albergou em tempos 50 dóris carregados uns em cima dos outros, com espaço ainda para eviscerar e limpar a apanha do dia, antes de ser salgada e embalada para a longa viagem de regresso a Portugal.
Hoje em dia, o convés do Santa Maria Manuela é conhecido como um dos mais largos convés abertos no mundo dos veleiros. A recente inclusão de bancos confortáveis, alguns dos quais se convertem em mesas de buffet, e um bar tornam o navio perfeito para festas durante festivais e ideal para expedições ambientais, rodagem de filmes e eventos empresariais.
Os bancos à volta da claraboia à ré fazem companhia ao leme criando uma atmosfera de convívio. Os bancos na popa, protegidos do vento pela ponte de comando, são a opção ideal para quem pretende alguma privacidade..
O convés tem 62 metros de comprimento e é facilmente adaptado a todas as soluções para eventos. A sua capacidade ao longo do cais é de 70 lugares sentados para refeições debaixo do toldo e 200 de pé.
A comida é uma parte importante da experiência do Santa Maria Manuela. O nosso chef irá oferecer uma deliciosa seleção de pratos portugueses e internacionais.
A cozinha está equipada com serviços de restauração modernos capazes de fornecer 195 refeições quentes por dia. Há duas copas e uma cozinha de bordo principal perto da proa.
Historicamente, esta sala era onde os oficiais do navio jantavam e planeavam as suas campanhas de pesca do bacalhau. O comandante sentava-se à cabeceira da mesa de acordo com o protocolo.
Na parede vemos fotografias históricas do SMM, uma prancha com o nome de todos os comandantes e uma fotografia de Manuela D'Orey, a esposa de Vasco Albuquerque d'Orey que deu o seu nome ao navio, após esta lhe ter dado 16 filhos. Existe também uma carta histórica dos bancos de pesca na Terra Nova, preservando o conhecimento dos melhores locais, que foi zelosamente guardada de outros navios concorrentes.
Cada cabine a bordo do Santa Maria Manuela é única, com espaço, design e arte que lhes confere um estilo individual próprio em complemento ao património e viagens do navio. Todas estão alcatifadas, têm ar condicionado e são insonorizadas para maior conforto.
O navio tem capacidade para acomodar 44 convidados durante a noite, e cada cabine possui duche e WC. A maioria das camas mede 190 cm x 80 cm.
Incluem:
Duche e WC/armário/luz de leitura, tomada elétrica (formato europeu de 2 pinos)/cortinas para privacidade/alcatifa/ar condicionado/insonorização/toalhas e roupa de cama/limpeza diária
O Salão Terra Nova é o coração e alma do SMM. O bar é um local perfeito para discutir as aventuras dos dias e partilhar histórias de navegação, e o nosso barman está sempre motivado em demonstrar as suas capacidades de fazer cocktails.
Esta área tem capacidade para 38 lugares sentados (mais 5 no bar) para refeições com sofás de banco almofadados que oferecem o conforto necessário para descontrair.
As mesas dobráveis permitem que os passageiros jantem em grupos ou a dois, caso pretendam um pouco mais de privacidade.
A área do buffet self-service está equipada com o serviço de restauração mais moderno, garantindo que os pratos quentes e frios são servidos à temperatura adequada.
Esta sala flexível com 80 m2 pode ser utilizada para jantares, reuniões de empresas, exibições de filmes e apresentações. Está equipada com um moderno LCD HD retrátil para noites de cinema ou apresentações.
Temos dois Zodiacs a bordo que são utilizados para aceder à costa ou como barcos de mergulho durante as nossas expedições de mergulho. Estes têm um limite de 14 pessoas incluindo 2 tripulantes, e têm capacidade para 8 mergulhadores incluindo todo o equipamentoo
Para os mais aventureiros, existem vários caiaques insufláveis e pranchas de stand up paddle a bordo à disposição quando o SMM está ancorado.
Duas docas flutuantes facilitam o acesso à água.